11 coisas que aprendi quando saí da faculdade




Sempre leio textos que enfocam sobre as coisas que você aprende na faculdade, mas quero fazer um texto sobre as coisas que você constata depois da formação ou terminando a mesma..


1º Você vai sentir muita saudade da época. Apesar de achar os trabalhos chatos , cansativo e muito artigo para ler, a realidade depois é muito mais imprevisível e às vezes cruel.

2º Muita coisa do que aprendeu não vai usar. Isso não significa que perdeu tempo, Conhecimento é ótimo! Somente não vai usar quando for procurar emprego ! O mercado é cada vez mais é tecnicista e operacional.



3º A sensação é que você deveria ter começado a faculdade quando ainda era uma criança. Isso acontece em razão de exigirem tanta competência e experiência dos pobres universitários. Aí você nos seus 20 e poucos anos olha para o céu e pensa, mas eu só tenho 20 e poucos anos.


4º Quando você sair atrás do primeiro emprego terá a sensação que não deveria ter feito aquele curso. Ao entrar na faculdade você acha que terá uma carreira maravilhosa (claro que terá -FOCO) e ganhará R$10 mil como salário inicial.





5º Muitos irão olhar para você e disparar vários clichês como: Tem que ter iniciativa, força de vontade e etc. Não liga não!

6º Algumas pessoas (sua família inclusive) vão olhar para você e dizer: Conheço fulano que não estudou e ganha 7 mil reais. Respire e prossiga. No Brasil a formação é muito ligada ascensão social.

7º Dependendo do curso, um inglês ou cursos extras valeria mais a pena. No atual estágio do mercado e sistema de empregos, mas você pode aprender inglês vendo séries.


8º Você não fez amizades, então seu networking está corrompido.

9º Existe cursos mais valorizados e outro menos valorizados, é a vida! Contudo, não desanime - alguém dirá para você: É você que faz sua própria história, traça seu caminho e vive o sonho.


10 º Você se sentará em frente a um PC e pensará: Preciso fazer algo, preciso criar uma empresa, preciso fazer isso e aquilo, preciso colocar a formação para funcionar. Não desanime! Você não é o único nessa imensidão de incertezas.

11º Aos 25 anos você fica pensativo, aos 27 você fica com dor de cabeça, aos 30 você se desespera para ter uma carreira como na séries e filmes. Lembre-se que a Jennifer Lopez se lançou no mercado
da musica aos 31 anos. Ainda há esperança! 

Comentários